terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A História do Karaokê

O que é o Karaokê ?
O Karaoké nasceu no Japão, na cidade de Kobe.
A palavra Karaokê é a combinação de duas outras palavras: KARAPPO que significa vazio e OKESUTURA que significa orquestra.

Das inovações tecnológicas atuais, as quais podem citar o vídeo-laser, o CD - Player, surgiu também o Karaokê-Player que invadiu os lares japoneses e se tornou um dos entretenimentos mais populares, e agora, ele é difundido em todo o mundo.
Mas se o Karaokê nasceu no Japão, dizem que o karaokê no PC nasceu na França. Seu criador foi Jean Pierre Cocatrix.
Em 1993, Jean Pierre teve a idéia: Por que não associar um arquivo MIDI a um arquivo texto que tivesse a letra da música?
O que estava faltando era um software que mostrasse a letra e que essa ficasse sincronizada com o ritmo da música! E ele conseguiu, inseriu o arquivo texto diretamente dentro de um arquivo MIDI em uma área reservada, o primeiro canal. E assim foi criado o Karaokê para PC.
Seu primeiro shareware sob DOS chamado Karados. Com certeza o karaokê deve ter em vários países espalhados pelo mundo.
Claro que mais de um padrão foi definido no mundo. Embora existam hoje vários outros padrões, os mais utilizados são KAR (com extensão de arquivo. KAR), e o ST3 (com extensão de arquivo ST3).
Os arquivos kar são executáveis em qualquer programa Midi-Player. Para isso devemos renomear as extensões. kar para .mid, mas a letra não será exibida, para isso deve-se usar um programa de Karaokê-Player.
O que são arquivos MIDI?
A interface MIDI que significa Musical Instrument Interface Digital permite utilizar computadores com multimídia para conectar instrumentos musicais eletrônicos, para que os usuários possam criar aprender e também se divertirem com a música.
Existem três componentes na MIDI: o Protocolo de Comunicação (que é a linguagem), o Conector (que é a Interface de Hardware) e o formato de distribuição, chamado de Arquivos padrão MIDI (Standard).
Uma das razões que popularizou os arquivos MIDI é que ele é diferente dos outros arquivos de áudio (.wav, .aiff, .au, etc...) e até mesmo dos CDs e de fitas cassetes, pois um arquivo MIDI não precisa capturar e armazenar sons atuais. O arquivo MIDI é simplesmente uma lista de eventos que descrevem os passos específicos que um souncard ou outro dispositivo de playback tem que fazer para gerar determinados sons.
Dessa forma os arquivos MIDI são bem menores que os outros arquivos de áudio digitais. Os eventos são editáveis, pois permite (quando desejado) que a música seja rearranjada, editada e, até mesmo composta interativamente. Para fazer isso, o arquivo MIDI é estruturado através do que chamamos canais.
Geralmente, cada canal corresponde a um instrumento associado.

Divirtam-se!


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Carnaval

E por falar em Carnaval, bom mesmo eram os dos velhos tempos... 
Confiram algumas das marchinhas mais tocadas:

- Bandeira Branca;                                                                            - Máscara Negra;
- As Pastorinhas;                                                                               - Chiquita Bacana;
- Joga a chave Meu Amor;                                                             - Cabeleira do Zezé;
- Mulata Yê-Yê-Yê;                                                              - O Teu Cabelo Não Nega;
- Índio quer apito;                                                                         - Touradas em Madri;
- O abre Alas;                                                                                            - A Jardineira;
- Me dá um dinheiro ai;                                                                     - Quem sabe, sabe;
- Bota a camisinha;                                                                       - Mulata Bossa Nova;
- Nós os carecas;                                                                               - Mamãe eu quero;
- Desfolhei a Margarida;                                                                              - Allah-lá-Ô;
- Cachaça não é água;                                                                         - Vai com jeito vai;
- Coração Corintiano;                                                             - O cordão dos puxa-saco;
- Tem nêgo Bêbo ai.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Utopia (banda brasileira) X Mamonas Assassinas


Utopia foi uma banda brasileira de rock, criada em 1989 na cidade de Guarulhos, estado de São Paulo. Seus integrantes deram origem ao grupo Mamonas Assassinas.

História

O Utopia surgiu em 1989, quando Alberto Hinoto (que mais tarde adotaria o nome artístico de Bento) e irmãos Samuel e Sérgio Reoli decidiram criar uma banda. Alberto seria guitarrista no conjunto, enquanto Sérgio tornou-se baterista e Samuel baixista. Durante show realizado em Julho de 1990 no Parque Cecap, um conjunto habitacional de Guarulhos, o público solicitou que o trio executasse a canção Sweet Child o' Mine, da banda norte-americana Guns N' Roses. Como desconheciam a letra, pediram a um dos espectadores que subisse ao palco para ajudá-los. Dinho ofereceu-se e sua performance escrachada garantiu-lhe o posto de vocalista do Utopia.

Em 1990, por intermédio de Sérgio, o tecladista Márcio Araújo é inserido no grupo. O último integrante a entrar para o Utopia foi Júlio Rasec. Júlio era amigo de Dinho e foi incorporado para auxiliá-lo nas músicas cover em inglês, além de atuar como percussionista e realizar consertos de fios e cabos dos equipamentos da banda, quando necessário.

Em 1992, a banda gravou seu primeiro e único disco independente chamado de A Fórmula do Fenômeno, com as canções "Vento Frio", "Joelho", "Funk White", "Horizonte Infinito", "Utopia 2" e "Mina" (embrião da canção Pelados em Santos). O disco foi um grande fracasso comercial, vendendo pouco mais de 100 cópias.

Mudança para Mamonas Assassinas

O Utopia passou a apresentar-se na periferia de São Paulo e com o lançamento do disco que vendeu menos de 100 cópias. Aos poucos, os integrantes começaram a perceber que as palhaçadas e músicas de paródia eram mais bem recebidas pelo público do que os covers e as músicas sérias. Começaram introduzindo algumas parodias musicais, com receio da aceitação do público.

Através de um show em uma boate em Guarulhos, conheceram o produtor Rick Bonadio. Decidiram, então, mudar o perfil da banda, a começar pelo nome, "Mamonas Assassinas do Espaço", criado por Samuel Reoli e reduzido para "Mamonas Assassinas", repertório e estilo, que se tornou mais cômico e escrachado. Com o novo nome, a banda teve uma carreira meteórica de sucesso absoluto, interrompida por um acidente aéreo em 2 de março de 1996.

  • Dinho (Alecsander Alves) - vocal, violão
  • Bento Hinoto (Alberto Hinoto) - guitarra, violão e vocal de apoio
  • Júlio Rasec (Júlio César) - teclados e vocal de apoio
  • Samuel Reoli (Samuel Reis de Oliveira) - baixo e vocal de apoio
  • Sérgio Reoli (Sérgio Reis de Oliveira) – bateria
*Márcio Araújo - teclados – ex integrante

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

DJ WAGNER VAZ - Figura ilustre em Cerquilho


DJ WAGNER VAZ
HÁ MAIS 20 ANOS TRANSFORMANDO O SEU EVENTO EM UM GRANDE ESPETÁCULO.
Som, Luz e Imagem para os mais variados tipos de festas,
Promovendo grandes eventos em geral.
Comandado por excelente profissional técnico de som e DJ há mais de 25 anos de experiência, sendo reconhecido e bem requisitado na região com seu repertório bem selecionado.
TRABALHOU COM VÁRIOS DJs FAMOSOS DA REGIÃO COMO: 
DJ MORA
DJ NACARATI
DJ NETO PÁSSARO
DJ BASSET
COM OS LOCUTORES FABINHO  E REGINALDO DA RÁDIO EDUCADORA
 SE APRESENTANDO EM VÁRIAS CASAS NOTURNAS, CLUBES, RODEIO, 
NO CARNAVAL DE CERQUILHO É O QUE COMANDANDA O SOM DOS TRIOS ELÉTRICOS HÁ 20 ANOS.

Tenho saudades da Transamérica FM 100,1

Um dos maiores desafios em rádio é dar a personalidade visual para um produto que é só audição. E a logomarca antiga da Transamérica fazia jus à sua programação: era um arco em cinza e preto com pessoas reunidas em torno de um balcão, com algumas notas musicais e o nome escrito embaixo. Ou seja, negava todas as recomendações de uma marca: ter visibilidade, ser fácil de reproduzir (ampliar e reduzir) e de lembrar. O desafio então, era fazer uma logomarca jovem, bem humorada, escrachada e que fornecesse a dimensão visual para uma emissora que queria jantar as concorrentes.


Até que veio a inspiração do “Tesão” como palavra-conceito, com grande força pela associação à sensação do prazer sexual e à primeira letra do nome de uma rádio que tem 12 letras. Com cores fortes (amarelo,vermelho e preto). Um quadro em volta pra indicar limite e um padrão de bolinhas repetitivas em preto sobre um fundo amarelo, com a intenção de ser o inesperado, o agressivo, o desafiador do “tesão” de uma rádio que faria história. Um toque especial no trabalho e que exigiu uma letra serifada (Imperial BT) com a qual se escreveu Transamérica FM, centralizada abaixo.


“Glória ao espírito irreverente e desafiador. Tenho saudades da Transamérica, FM 100,1”.

DJ IRAÍ CAMPOS - O som das Pistas

Da Música Eletrônica ao Flash Back, é assim que o DJ Iraí Campos se auto intitula - “DJ festa”, pois só determina seu repertório após observar a Pista (faixa etária), para aos poucos ir descobrindo qual o estilo mais agrada. 
Seu estilo inconfundível vem desde os anos 70 agitando gerações.
Aos 16 anos, conseguiu seu primeiro espaço como DJ, numa Casa da Zona Norte de São Paulo o “Tio Sam Club”, e depois pulou para uma das Maiores Casas da Época a “Toco”.
Inaugurou Califórnia Dreans (em Santana) se apresentando aos sábados; teve sua primeira experiência em um Clube Prive - Lonorabille Societá,  época essa em que Iraí Campos tocava de segunda a sexta, e aos Domingos fazia a Domingueira da Toco em São Caetano - resumindo: tocava todos os dias da semana sem descanso - o que lhe rendeu a primeira matéria na revista Veja SP. Ganhou notoriedade, e se apresentou nas principais Casas Noturnas do País, tendo tocado até no Japão.
Como conseqüência, iniciou seu trabalho também nas principais rádios de São Paulo,  como: Bandeirantes, Jovem Pan FM, Pool, Nova FM, Transamérica, e Manchete; e atualmente tem o programa todas  as Sextas às 8h da manhã na 97FM  97.7MHZ  www.97fm.com.br com o programa Energia na Véia, e todos os Sábados às 22h na Alpha FM 101.7 MHZ www.alphafm.com.br com o programa Alpha Disco Classics.
Foi o primeiro DJ do Brasil, a produzir um “Remix Nacional” - “Louras Geladas”, da banda RPM, em parceria com os DJ’s Grego e Julinho Mazzei; e em trabalho solo, os principais nomes da música Pop no Brasil: Marina Lima, Tim Maia, Kid Abelha, Lulu Santos e Titãs, que rendeu o primeiro remix nacional produzido nos Estados Unidos ao lado de Tuta Aquino.
Com o lançamento da série - O Som das Pistas -  apresentou-se em Casas Noturnas de todo o Brasil e até no Japão, fazendo festas de lançando seu CD, O SOM DAS PISTAS.
Em 1987, fundou a DJ Shopping, a primeira loja especializada em equipamentos para DJ’s no Brasil. A DJ Shopping foi o grande ponto de encontro dos Disc Jockeys mais famosos do país.
Em 1988, Irai criou também o primeiro curso para DJ’s do país, curso esse que já formou muitos profissionais que hoje são destaque no meio.
Por ser o primeiro curso do país e continuar em atividade até hoje, o curso da Fieldzz já ganhou inúmeras matérias nos principais veículos de comunicação, como o Fantástico, Jornal da Globo, Jornal Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Revista Veja, etc...
Em 1994, Irai foi convidado pela BMG Ariola, para ser sócio em uma gravadora associada à BMG, e então surgiu a Fieldzz Discos.
Hoje, a Fieldzz é distribuída pela Universal Music, e atualmente a gravadora se especializou em relançamentos dos anos 70 / 80 e 90, mas também atua com o seguimento de música eletrônica, românticos, clássicos, pop rock, em CD e DVD, em parceria com as principais emissoras de rádio, como a Jovem Pan, Energia 97 FM, Alpha FM, Metropolitana FM, Antena 1, MIX FM, Kiss FM, etc.
De 2004 a junho 2008  foi residente na Casa Noturna Boogie todas as quintas e sextas, e a cada 15 dias aos Sábados,  Eventos Corporativos  Agência F/Nazca, B/Ferraz, 360º Graus, Unibanco, Claro, Hypercard, Tim, Via Funchal, Hopy Hari, entre tantos outros.
DJ da The History, Irai Campos  promete agitar como nunca a Pista Iluminada da  mais nova Casa Noturna do momento. 
 www.djiraicampos.com.br        www.thehistory.com.br

Serato Scratch Live!

Scratch Live é o nome do mais novo conjunto de software/hardware solution que busca preencher a lacuna entre o analógico mundo dos toca-discos e o universo digital dos arquivos de computador.

A tecnologia envolvida no produto permite que o DJ possa fazer scratches ou mixar arquivos que venham do HD do computador utilizando seus toca-discos ou cd players.

Enquanto a interface do Scratch Live possibilita que as conexões entre toca-discos (ou mesmo cd players) e computador sejam realizadas, um programa que acompanha o conjunto permite a possibilidade de controlar os arquivos de áudio na tela do computador, criando uma verdadeira “biblioteca” digital.

No mesmo momento em que o DJ toca um arquivo ele pode acompanhar em seu micro a representação visual das ondas sonoras da música ( o que facilita a monitoração da duração, picos e batidas de cada música) ou ainda organizar quais serão as próximas músicas a serem tocadas sem ter que se desesperar procurando entre diversos discos.

A simulação do “ato de mixar” fica a cargo do vinil e cd especiais que completam o pacote. Possuindo um sinal de áudio com time code, o cd ou o vinil são capazes de emular (controlar) o sinal sonoro dos arquivos digitais permitindo que todo o manuseio do DJ (scratches, back spins, mudança de faixas, mixagens) possa ser (guiado) simulado em tempo real pelo vinil ou cd.

O produto também possui entrada para microfone e a facilidade de abertura dos arquivos de áudio direto da biblioteca do iTunes.

O Scratch Live é uma releitura da tecnologia previamente oferecida por produtos concorrentes, oferecendo mais estabilidade e diversidade de ferramentas para o controle dos arquivos digitais através de toca-discos ou cd players para DJ’s.

Graças a essa tecnologia hoje os Dj's podem continuar executando suas atividades com prazer e satisfação ,pois podem contar com essa maravilhosa ferramenta chamada (SERATO SCRATCH LIVE) .

O Serato sem duvidas ajudou a resgatar o ato de se mixar ultilizando esse formato tão original e simbólico em relação a historia e perfil da categoria ,ajudando assim a valorizar e fortalecer a imagem e a identidade dos djs!!

Serato scratch live é usado por 7 em cada 10 top dj's mundiais e devido suas vantagens, esta revolucionando a vida dos djs do mundo todo.