quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Tenho saudades da Transamérica FM 100,1

Um dos maiores desafios em rádio é dar a personalidade visual para um produto que é só audição. E a logomarca antiga da Transamérica fazia jus à sua programação: era um arco em cinza e preto com pessoas reunidas em torno de um balcão, com algumas notas musicais e o nome escrito embaixo. Ou seja, negava todas as recomendações de uma marca: ter visibilidade, ser fácil de reproduzir (ampliar e reduzir) e de lembrar. O desafio então, era fazer uma logomarca jovem, bem humorada, escrachada e que fornecesse a dimensão visual para uma emissora que queria jantar as concorrentes.


Até que veio a inspiração do “Tesão” como palavra-conceito, com grande força pela associação à sensação do prazer sexual e à primeira letra do nome de uma rádio que tem 12 letras. Com cores fortes (amarelo,vermelho e preto). Um quadro em volta pra indicar limite e um padrão de bolinhas repetitivas em preto sobre um fundo amarelo, com a intenção de ser o inesperado, o agressivo, o desafiador do “tesão” de uma rádio que faria história. Um toque especial no trabalho e que exigiu uma letra serifada (Imperial BT) com a qual se escreveu Transamérica FM, centralizada abaixo.


“Glória ao espírito irreverente e desafiador. Tenho saudades da Transamérica, FM 100,1”.

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