Um dos maiores desafios em
rádio é dar a personalidade visual para um produto que é só audição. E a
logomarca antiga da Transamérica fazia jus à sua programação: era um arco em
cinza e preto com pessoas reunidas em torno de um balcão, com algumas notas musicais
e o nome escrito embaixo. Ou seja, negava todas as recomendações de uma marca:
ter visibilidade, ser fácil de reproduzir (ampliar e reduzir) e de lembrar. O
desafio então, era fazer uma logomarca jovem, bem humorada, escrachada e que
fornecesse a dimensão visual para uma emissora que queria jantar as
concorrentes.
Até que veio a inspiração do “Tesão” como palavra-conceito,
com grande força pela associação à sensação do prazer sexual e à primeira letra
do nome de uma rádio que tem 12 letras. Com cores fortes (amarelo,vermelho e
preto). Um quadro em volta pra indicar limite e um padrão de bolinhas
repetitivas em preto sobre um fundo amarelo, com a intenção de ser o
inesperado, o agressivo, o desafiador do “tesão” de uma rádio que faria
história. Um toque especial no trabalho e que exigiu uma letra serifada
(Imperial BT) com a qual se escreveu Transamérica FM, centralizada abaixo.
“Glória ao espírito irreverente e desafiador. Tenho
saudades da Transamérica, FM 100,1”.
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